Regras para Espaçar a Gravidez
Regras para os Primeiros dias do Ciclo
> 1ª Regra do MOB (dos primeiros dias) <
Abstenha-se dos atos conjugais nos dias de sangramento durante a menstruação.
> 2ª Regra do MOB (dos primeiros dias) <
Atos Conjugais em NOITES ALTERNADAS são disponíveis quando estes dias forem reconhecidos como inférteis, ou seja, dias seguidos de Padrão Básico de Infertilidade.
Se vierem após a Menstruação inicia-se os Atos Conjugais a partir da noite do primeiro dia de Padrão Básico de Infertilidade.
Se vierem após Sinal de Fertilidade que não evoluiu até o ápice ou sangramento fora da menstruação, conta três dias de Padrão Básico de Infertilidade e inicia os Atos Conjugais a partir da noite do quarto dia de Padrão Básico de Infertilidade. (Só lembrando que tem que ser 4 dias seguidos de Padrão Básico de Infertilidade)
> 3ª Regra do MOB (dos primeiros dias) <
“Espera e Veja”. Abstenha-se dos atos conjugais em qualquer dia de sangramento ou de sensação ou de secreção vaginal mucosa que interrompa o Padrão Básico de Infertilidade, ou seja, ao aparecer qualquer sinal de fertilidade inicia abstinência.
Identificando o Ápice vá pra 4ª Regra.
Caso não identifique o Ápice, após o retorno do Padrão de Infertilidade conte 3 dias seguidos de PBI ainda em abstinência e volta pra 2ª regra se o PBI continuar.
Regra para o Pós Ápice
> 4ª Regra do MOB (do Ápice) <
Essa regra é aplicada quando temos certeza da identificação do Ápice.
Após o Ápice, conta-se 3 dias seguidos ainda em abstinência e a partir da manhã do quarto dia após o Ápice os Atos Conjugais estão disponíveis todos os dias e a qualquer hora sem restrição até o dia anterior à próxima menstruação.
O que nos é oferecido por essas regras
Como nosso objetivo é a apresentação do método, iremos destacar abaixo a sintonia oferecida pelas regras do Método de Ovulação em relação à sua eficacia e ao bom relacionamento conjugal.
Para aqueles casais que tem um motivo grave que os leve necessidade de espaçar a próxima gravidez o Método de Ovulação oferece essas quatro regras bem simples de serem aplicadas e que podem ser usadas em todas as circunstâncias e em todas as fases da vida reprodutiva do mulher, basta que você reconheça sua condição de fertilidade atual através de suas anotações no gráfico de acompanhamento.
Dessas 04 regras, três delas são pra parte inicial do ciclo, fase pré ovulatória, são os dias anteriores à identificação do dia ápice ou para situações em que não temos como reconhecer o dia ápice com certeza, e a quarta regra é aplicada quando confirmamos o dia ápice.
Regras dos Primeiro Dias para Espaçar a Gravidez
A primeira Regra é pra ser usada na menstruação durante os dias de fluxo, ela tem como base a possibilidade de que em um ciclo curto (ou ciclo onde o início da fertilidade estiver muito próximo ao fim da menstruação), a sua fertilidade pode começar antes que o fluxo menstrual termine, e o sangramento pode mascarar a presença do muco e sua sensação que nos indicaria o início do período fértil. Lembrando que devido ao cotidiano de estresse da vida moderna, qualquer mulher pode ter em algum momento um ciclo bem mais curto do que está acostumada.
A segunda Regra é para ser usada durante dias seguidos em que é reconhecido o Padrão Básico de Infertilidade (PBI), essa regra indica ao casal dias em que poderão ter o ato conjugal a noite (final do dia de atividade da mulher), serão usadas noites alternadas para que a mulher possa continuar se observando eficazmente e assim consiga reconhecer com certeza o inicio do seu Período Fértil. Graças a essa regra o casal não terá períodos de abstinências prolongados durante a espera pela fertilidade e ao mesmo tempo a mulher poderá continuar atenta ao aparecimento de qualquer sinal de fertilidade. Em resumo durante os dias de Padrão Básico de Infertilidade (PBI), o casal pode ter o ato conjugal a noite antes de irem dormir, desde que não sejam duas noites seguidas, qualquer intercalação de noites é válida durante esses dias seguido de Padrão de Infertilidade.
A terceira Regra é a regra do “Espere e Veja” é para ser usada quando houver qualquer mudança no seu Padrão Básico de Infertilidade, ou seja, ao perceber o aparecimento de qualquer Sinal de Fertilidade (na sensação ou características do muco) ou sangramento o casal entra em abstinência pra ver o que irá acontecer nos dias seguintes. Lembrando que qualquer mudança no Padrão Básico de Infertilidade indica possibilidade de fertilidade (de gravidez) e consequente sobrevivência dos espermatozoides por maior período dentro do corpo da mulher.
Se ocorrer a evolução da fertilidade com a identificação do dia Ápice você passa pra quarta regra, agora se o sinal de fertilidade desaparecer sem que seja identificado o dia ápice e o Padrão de Infertilidade retornar, você deve permanecer em abstinência ainda por mais 03 dias seguidos em que o Padrão de Infertilidade é reconhecido e voltar a segunda regra à partir da noite do quarto dia de Padrão Básico de Infertilidade. Isso irá garantir que os hormônios voltem a um nível mais baixo e que o colo do útero já esteja sem atividade e bem fechado, não havendo mais possibilidade de gravidez, e só pra reforçar nesta segunda situação na contagem deverão ser dias seguidos de Padrão de infertilidade, se durante a contagem ocorrer qualquer mudança do PBI, zera tudo e aguarda retornar o PBI novamente e reinicia a contagem a partir do 1º dia.
A quarta Regra é a regra pra ser usada quando há certeza na identificação do Dia Ápice. Ela nos mostra os três dias seguintes ao Ápice onde ainda existe possibilidade de gravidez e que ainda é necessário abstinência e também nos dirá que a partir do quarto dia você estará totalmente infértil, ou seja, a partir da manhã do quarto dia o casal poderá ter liberdade para as relações em qualquer dia e a qualquer horário sem restrições, e o casal continuará podendo ter essa liberdade de atos conjugais até iniciar o próximo ciclo (até a próxima menstruação).
Regra do Ápice
Regras para aumentar a possibilidade de Gravidez
Se a intenção do casal é conseguir a Gravidez, a indicação é simplesmente ter relações nos dias mais férteis do ciclo, mas quando o casal achar necessário, pode seguir as seguintes regras para potencializar a possibilidade de gravidez.
Aplique as três Regras dos primeiros dias do ciclo para poder identificar claramente quando inicia seu período fértil e depois de perceber qualquer mudança no padrão de infertilidade, espere ainda em abstinência nos primeiros dias de muco mais grosso e sensações que indiquem baixa fertilidade e inicie os atos conjugais quando perceber sensação de lubrificada e escorregadia e muco com características de mais fertilidade, isso significa que você está muito fértil e que a ovulação está muito próxima. As relações próximas ao dia Ápice lhe dará a maior chance de conceber.
As Regras pra aumentar a possibilidade de gravidez podem variar de acordo com a situação de cada casal ou com a existência de algum problema de fertilidade por parte de um dos cônjuges. Então se este é seu caso converse com seu Casal Orientador e informe a ele seu problema para que ele possa te ajudar a adaptar a regra para sua situação particular.
Referências:
1 - O MÉTODO BILLINGS - Controle da fertilidade sem drogas e sem dispositivos artificiais - Dra. Evelyn L. Billings- 1ª Edição, 1983 - 17ª Reimpressão 2019 - Ed. Paulus