top of page

Casos Especiais de Fertilidade

É qualquer situação experimentada pela mulher onde existe uma interferência interna ou externa que reflete nos padrões de fertilidade da mulher. Elas podem ser naturais como amamentação e menopausa, podem ter origem em alterações de saúde como SOP e hipotireoidismos, podem ser provocadas pelo uso de anticoncepcional ou até ter origem em condições atípicas como o estresse fora do seu cotidiano. Em todas essas situações podem haver mudanças nos padrões da fertilidade, contudo todas essas mudanças são perceptíveis nas observações diárias e basta se adequar a Regra a ser usada de acordo com o que está observando no seu gráfico de acompanhamento.

Ápice Duvidoso e Ciclo longo por Ovulação Atrasada / Retardada

     A ovulação frequentemente atrasa em tempos de estresse, durante a amamentação, na pré-menopausa. Para os casais que desejam adiar a gravidez o conceito de Padrão Básico de Infertilidade será um elemento essencial do Método de Ovulação nessas condições especiais de fertilidade. O reconhecimento desse padrão, sem mudança que indica infertilidade, permitirá liberdade para relações sexuais na fase pré-ovulatória, sem que haja a possibilidade de gravidez, não importando quão longa seja essa Fase Pré-ovulatória.

   Teremos também situações com Padrões anormais do muco ou anomalias de sangramento como por exemplo Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), Hipotireoidismo, período pós abandono de anticoncepcional onde a mulher poderá experimentar ciclos mais longos com Ovulação Atrasada/retardada ou Ápice duvidoso.

     Se está em uma dessas Condições Especiais de Fertilidade não se preocupe pois o Método de Ovulação pode ser aplicado por você também, com o simples uso da 2ª e da 3ª regra dos primeiros dias sempre que não houver certeza na identificação do dia Ápice, ou seja, o sinal de fertilidade que apareceu não evoluiu conforme seu padrão de fertilidade e não conseguiu ter certeza do Ápice. E caso em algum momento dentro dessa condição especial de fertilidade você consiga ter certeza da identificação do dia Ápice poderá usar a 4ª regra normalmente.

Qualquer das situações acima sugerem necessidade de maior análise e verificação das observações da fertilidade de forma a ter certeza absoluta do dia Ápice, ou seja, tendo qualquer dúvida na evolução dos sinais de fertilidade por menor que seja não use a 4ª regra que é a do Ápice então retorne pra 2ª regra dos primeiros dias.

rodapé

Fertilidadeevida 2006 - 2025

Todos os direitos reservados.

|          fertilidadeevida@gmail.com          |

           Em breve            

Entraremos em Contato

doações
bottom of page