O Método de Ovulação é uma Escolha Natural
para ser usado durante o Período da Amamentação
"Amamentação e o Método da Ovulação (Billings)" [1]
"A amamentação e o Método da Ovulação são mutuamente recíprocos. A mãe, o pai e a criança, todos se beneficiam."[1]
Vou ficar Totalmente Infértil durante a Amamentação ??
Não necessariamente. Podemos dizer que seu corpo é automático quando se trata de interesses mãe e filho. Apesar de você está gozando de perfeita saúde fértil, durante a amamentação, seu corpo naturalmente escolhe dar prioridade à saúde e à vida do seu bebê, então a tendência é que você fique infértil durante a amamentação, contudo isso não é regra geral e depende de vários fatores.
Minhas amigas disseram que o MOB durante a amamentação é muito difícil,
isso é verdade ??
As falas de que o Método de Ovulação é muito difícil ou é muito complicado durante a amamentação estão mais relacionadas à insegurança e à falta de conhecimento sobre o MOB e não são verdades. Existem situações diferentes que podem ocorrer durante a amamentação, contudo se você estiver informada sobre elas, então você terá mais facilidade para tomar decisões, identificar a regra a seguir e colocá-la em prática, ao mesmo tempo que estará mais tranquila para curtir a pequena Bênção que Deus colocou no seio de sua Família.
Qual o motivo da infertilidade durante a amamentação ??
Durante a amamentação, sua fertilidade é reduzida ou até suprimida pela frequência e a intensidade das mamadas do seu bebê, então fique atenta! Qualquer mudança na frequência das mamadas ou na quantidade que ele mama em cada mamada, provavelmente, refletirá na sua fertilidade, e você pode começar a ver algum sinal de fertilidade, seja na sensação ou na visualização. Outro fato importante é que cada bebê é único e cada amamentação será única, então possivelmente terá experiências diferentes para cada um de seus filhos.
O que geralmente afeta a rotina de mamadas do bebê ??
A introdução de líquidos (água, sucos, chás, etc) ou sólidos (papinha, frutas, biscoitos, etc) na dieta do bebê pelo desmame ou pela complementação alimentar. É importante lembrar que até os 6 meses ele não precisa de mais nada além do leite materno.
Casos em que o bebê ou a mãe adoecem ou passam por momentos difíceis (situações de grande estresse etc.) são fatores que mexem com a alimentação do seu bebê.
Outra mudança na rotina de mamadas comum a quase todos os bebês é quando eles deixam de mamar no período da noite.
Se posso engravidar na amamentação, então terei que usar anticoncepcional ??
Não precisa usar anticoncepcional.
O raciocínio é simples: Você não será totalmente infértil durante a amamentação, mas, mesmo assim, poderá fazer uso do Método de Ovulação. Você já poderá usá-lo a partir do fim do Lóquio (perdas de sangue, muco e tecidos do interior do útero após o parto). Assim, ao utilizar o Método de Ovulação, a mãe, enquanto amamenta, ficará livre da preocupação com os efeitos nocivos dos hormônios sintéticos, como a "pílula", que passam para o seu bebê por meio do leite.
"O Método da Ovulação lhe dá o poder de reconhecer os meses de infertilidade, para que possa gozar de um relacionamento sexual livre de aparelhos anticoncepcionais e livre de ansiedade acerca dos possíveis efeitos dos hormônios da pílula em seu leite e em seu nenê."[1]
Ainda estou confusa, como uso o MOB na amamentação ??
O ponto chave do Método de Ovulação durante a amamentação é o seu Padrão Básico de Infertilidade que irá direcionar todas as regras e as decisões do casal durante este período, então se concentre na sua infertilidade, pois ela poderá ser predominante durante a amamentação. Enquanto você entra em sintonia com as necessidades de seu bebê e com a sua personalidade individual, o Método de Ovulação ensinará você a entrar em sintonia com seu corpo avaliando diariamente sua infertilidade e possíveis sinais de fertilidade.
O que tenho que avaliar no meu corpo e como vou anotar ??
É simples, ao final de cada dia, você deve fazer as suas anotações cuidadosamente antes de dormir, e mesmo que, dia após dia, as anotações sejam as mesmas, não as deixe acumular para só depois fazer anotações “por atacado”, pois isso pode prejudicar sua sintonia com seu corpo. Observações e anotações diárias têm que fazer parte de seus hábitos do dia a dia.
Você anotará qualquer sensação ou fluxo mucoso que perceber na vulva durante o dia, ou a ausência deles. É importante também anotar como estão as mamadas do seu bebê e as mudanças na rotina de sono dele, estresse ou doenças, pois sua fertilidade ou infertilidade dependerá principalmente disso.
Como avalio os sinais de fertilidade ou infertilidade na amamentação ??
O muco, quando presente, será visto e sentido, então a sensação a ser anotada é aquela sensação espontânea que você tem na vulva durante seu dia normal de atividade, sem a necessidade de se tocar. Ela pode ser uma completa ausência de sensação (seca) ou uma sensação de estar úmida, pegajosa, molhada, escorregadia. O mais importante é que você utilize sempre a mesma palavra para descrever a mesma sensação.
Dessa forma, você avaliará os aspectos do muco e anotará as principais características do muco percebidas durante a observação visual, tais como consistência, aparência etc. Lembre-se sempre de utilizar a mesma palavra para descrever as mesma característica do muco (use duas ou três palavras).
Em dias de PBI de fluxo sem mudanças, a sensação de molhada (mas não escorregadia) pode ser experimentada pela manhã em muitas mulheres que estão amamentando. A característica importante e consistente é a natureza sem mudanças do PBI.
Todas as informações da sua fertilidade são importantes, e o conjunto delas no gráfico é que nos dará certeza da regra a ser usada em cada momento.
Qual Regra usaremos durante a amamentação ??
A primeira e principal coisa a fazer é identificar qual é o seu atual Padrão Básico de Infertilidade (PBI), que é aquele padrão que não muda dia após dia, você pode obter mais detalhes sobre como fazer a identificação neste link.
Durante a amamentação, basicamente, você usará duas das Regras dos Primeiros Dias, que se referem às noites alternadas e ao "Espere e Veja". E, caso, em algum momento, conseguir identificar, com certeza, o Ápice, vocês poderão usar a Regra do Ápice, mas vamos falar mais sobre isso.
Durante o padrão básico de infertilidade, um casal que deseje espaçar uma gravidez, usará as Regras 2 e 3, ou seja, se você estiver observando dias seguidos de Padrão de Infertilidade (PBI), você pode usar a noite para a relação, sendo que não podem ocorrer relações em duas noites seguidas, pois você precisa de pelo menos um dia sem relação para ter certeza que o Padrão de Infertilidade continua. Assim, se tiverem a relação à noite, no dia seguinte você perceberá pela manhã os restos de líquido seminal saindo pela vagina e, provavelmente à tarde, sua vagina já terá expulsado tudo o que restou da relação, então, terá o final deste dia e todo o dia seguinte para confirmar a continuidade do Padrão Básico de Infertilidade PBI.
O ideal é sempre manter as Regra 2 e 3 e somente usar a Regra do Ápice (4) após conversar com seu instrutor e juntos confirmarem o mesmo após o desmame.
Apesar de implícito no que falamos acima, vale ressaltar aos casais que desejam espaçar a gravidez que, durante o padrão de infertilidade, as manhãs não são recomendáveis para a relação, em virtude de você ter estado deitada por várias horas, caso haja muco, ele não escorreria, e você não o perceberia e o mesmo em relação as tardes, pois ainda tem o resto do dia com possibilidade de aparecimento de mudanças e qualquer muco pode aparecer no decorrer de todo o dia, então a relação deve acontecer no final do dia de atividade da mulher, sendo que assim, após a relação, ela entrará em repouso e terá uma noite de sono, na qual a fisiologia do seu corpo, durante o sono e a acidez da vagina não permitirá que nenhum dos espermatozoides consiga sobreviver.
Qualquer relação que acontecer fora do que foi estabelecido pelas regras tem possibilidade de resultar em gravidez.
Mudanças na rotina do bebê ou da mãe, ou desmame, podem resultar em mudanças no padrão hormonal que podem se tornar fixa por um período, isso pode acarretar mudança no Padrão Básico de Infertilidade (PBI), então, caso perceba que houve uma mudança no seu padrão e que se mantêm essas mesmas novas características dia após dia, talvez você tenha que voltar ao primeiro passo e fazer nova identificação do Padrão Básico de Infertilidade que poderá resultar em um novo Padrão de Infertilidade PBI ou em um PBI misto/combinado.
Como vou perceber o Retorno da minha Fertilidade ??
Qualquer mudança neste Padrão de Infertilidade (PBI) informará a você que o retorno à fertilidade pode estar iminente, fique atenta ao que já falamos acima.
Uma das características do retorno da fertilidade é que a sensação e os sinais visuais do fluxo mucoso mudarão, podendo ser mudanças isoladas ou diárias. Isso se deve ao aumento dos níveis de estrógeno no seu corpo. O retorno e o aumento de fertilidade se confirmam na amamentação pela sensação que pode variar de seca para molhada ou escorregadia sendo sentida na vulva e ou observação de aparecimento ou mudança no muco pegajoso, grosso (espesso) ou grudento, podendo chegar a uma aparência mais líquida semelhante à clara de ovo cru. Todas essas mudanças acima poderão culminar na certeza da identificação do Ápice. Mas, fique atenta a isso, pois o Método de Ovulação nos pede que a identificação do Ápice, durante qualquer condição especial de fertilidade (como a amamentação), deve ser muito mais cautelosa do que em situações normais de fertilidade e só deve ser confirmada quando há certeza absoluta. Caso contrário, será sempre mais prudente considerar apenas como sinal normal de fertilidade, e, após essa mudança e retorno do PBI, conta os três dias e as noites alternadas são retomadas na noite do quarto dia seguido de padrão de infertilidade (PBI). Outra informação importante é que poderá experimentar esta "mudança" e sem evolução voltar nos dias seguintes ao seu Padrão de Infertilidade (PBI) já definido, sem que venha menstruação seguindo esta "mudança". Outras vezes, essa mudança será seguida de sangramento, mas será considerada menstruação, apenas o sangramento ocorrido após cerca de duas semanas de um Ápice identificado. Esse conceito de menstruação reflete diretamente nas regras, já que, sendo menstruação, as noites alternadas iniciam já no primeiro dia seguinte de padrão de infertilidade (PBI). Agora, se for considerado apenas um sangramento será tratado como possível sinal de fertilidade, e as noites alternadas só iniciam após quatro dias seguidos de padrão de infertilidade (PBI), ou seja, 1,2,3 e na noite do quarto dia de PBI após o sangramento elas iniciam.
1 - O MÉTODO BILLINGS - Controle da fertilidade sem drogas e sem dispositivos artificiais - Dra. Evelyn L. Billings- 1ª Edição, 1983 - 17ª Reimpressão 2019 - Ed. Paulus