Ogino-Knauss ou Tabelinha
São cálculos matemáticos baseados na duração e comportamento dos ciclos passados visando prever os ciclos futuros.
A Tabelinha procura fazer uma previsão do período fértil da mulher, para isso ela necessita que não haja variações significativas no ciclo menstrual, seja aumentando ou diminuindo. Atualmente com o estresse do cotidiano da mulher moderna, mesmo aquelas com ciclos bem certinhos podem passar por grandes variações no ciclo então a tabelinha acabou ficando ultrapassada, hoje temos métodos naturais muito mais modernos e eficazes.
Para calcular precisa da observação dos seis últimos ciclos;
Do mais longo subtrai 11 dias e do mais curto subtrai 19 dias, o período fértil é determinado pelo intervalo de dias resultantes do cálculo.
Exemplo: Seis últimos ciclos: 28, 27, 31, 32, 30 e 28 dias. Mais curto é de 27, e o mais longo é de 32:
27-19 = 8 e 32-11 = 21
Período fértil será do 8º ao 21º dia do ciclo
Método da Cristalização da Saliva
A elevação do hormônio estrogênio provoca o aumento dos níveis de sais no corpo da mulher. Estes sais são evidentes na saliva ou no muco cervical e aparecem em forma de Samambaia
- Coleta da saliva após 2 horas de jejum TOTAL;
- Estoura as bolhas da saliva que ficarem na Lâmina;
- Espera secar a temperatura ambiente;
- Identificação do período infértil, transitório ou fértil;
- Anotação do que foi observado em um gráfico.
- Dê preferência por microscópio com aumento entre 60X e 100X; (pode ser os de brinquedo)
- Não esfregar o dedo no fundo da boca durante a coleta e nem na lâmina ao colocar a saliva.
Auto-Palpação Cervical
Durante as várias fases do ciclo menstrual o colo do útero sofre várias mudanças em sua textura e formato que podem ser perceptíveis ao toque.
No período fértil o colo está alto, macio e com o orifício central entreaberto;
No período infértil o colo está baixo, duro e com o orifício central fechado.
Observação diária do colo uterino para verificar:
> Posição: baixo, médio ou alto;
> Textura: firme, médio ou macio;
> Abertura: fechado, médio ou aberto;
Anote o que foi observado em um gráfico.
Tecnologias no Uso dos Métodos Naturais
Os Métodos Naturais são totalmente gratuitos, mas para aqueles casais amantes de tecnologia temos atualmente alguns acessórios que nos ajudam na identificação dos Sinais Naturais da Fertilidade.
Só lembrando que continua sendo necessário sempre a observação diária, independente do aparelho, software ou aplicativo usado, o ideal é que não sejam dependentes deles.
Os dispositivos irão interpretar apenas as informações que você irá inserir neles e é bom não confiar nas PREVISÕES, pois elas podem te induzir ao erro, a maioria deles não foram feitos para ajudar a espaçar a gravidez, mas para aumentar a possibilidade de gravidez.
Teste de LH ou teste de Ovulação
O teste de ovulação funciona detectando o pico de LH na urina da mulher, e como é este pico que provoca a Ovulação com o teste de LH você consegue determinar a proximidade da sua ovulação. O teste é feito da mesma forma que o teste de gravidez. A mulher colhe a urina em um potinho e introduz o teste até a marca máxima e pode efetuar a leitura em 5 minutos. O melhor horário para se fazer o teste de ovulação é no final da tarde, início da noite, pois o LH é sintetizado durante o dia de atividade da mulher. O LH aparece na urina após a maturação do folículo e antes da liberação do óvulo. Normalmente quando o teste de ovulação positiva a mulher saberá que estará ovulando nas próximas horas, a linha do teste mais escura que a de controle, nos mostra que a ovulação está cada vez mais próxima.
O Teste de Ovulação é diferente do teste de gravidez quando qualquer segunda linha que aparece significa positivo, no teste de ovulação as duas linhas sempre aparecem, ou pelo menos quase sempre. Então para o positivo do teste de ovulação as duas linhas tem que ser absolutamente escuras, ou a linha teste mais escura que a linha de controle.
Termômetros Basais e Termômetros Computadorizados
Termômetros Basais são específicos para uso do Método da Temperatura Basal, possuem duas casas decimais e alta precisão de 0,05°C a 0,15°C, eles trabalham com a escala Celsius(°C) e Fahrenheit (°F) que é ainda mais precisa pois varia 1,8 grau para cada 1 grau da escala Celsius.
Os Termômetros Computadorizados além se serem Basais eles possuem outras diversas funcionalidades que podem variar de modelo pra modelo. Alguns fazem automaticamente o Método da Temperatura Basal fornecendo todas as informações e análises. Outros possuem alarme, visor com luz o que facilita o colhimento da temperatura, armazenam histórico das medições, sinalizam os dias férteis e inférteis, sugerem datas da próxima menstruação e ovulação, etc.
Mini Microscópio e Microscópio de Bolso
Temos microscópios desenvolvidos para utilização do Método da Cristalização da Saliva que são pequenos, discretos, de fácil transporte e manuseio, permitindo a mulher realizar o teste a qualquer hora e em qualquer lugar. Mas também a mulher pode fazer uso de microscópios de brinquedo pra fazer esse método, o ideal é que o zoom seja entre 60x e 100x podendo chegar até 150x.
Monitores de Fertilidade Eletrônicos
Utilizam de outros métodos para monitorar a fertilidade da mulher, permitindo identificar até toda a janela fértil no ciclo menstrual. Temos Monitores baseados em hormônios como o estrogênio e o LH e monitores baseados em Método Eletrólito.