top of page

Síndrome do Ovário Policístico (SOP)

     A Síndrome do Ovário Policístico (SOP) é um distúrbio hormonal que causa um aumento no tamanho dos ovários devido a presença de cistos na parte externa deles. A SOP apresenta usualmente uma continuação do muco com características férteis. No ciclo normal, quando vários folículos são estimulados a amadurecer, o folículo dominante sofrerá um processo de crescimento até a ovulação. Na SOP, devido a mecanismo deficitário da retroalimentação ou "feed-back", a progressão normal do folículo dominante até a ovulação não ocorre. As anotações da mulher mostrarão então uma fase folicular prolongada com episódios recorrentes de muco com características férteis e evidência de estimulação endometrial devido à elevação do estrogênio causando "spotting''ou mancha de sangue e ou sangramento.

     Haverá infertilidade causada pela ausência da ovulação. "Ciclos" parecem irregulares devido a sangramentos intermitentes, que não são menstruações, mas sangramentos anovulatórios. Os ovários aumentam de tamanho pelo aumento do tecido cicatricial resultante da regressão dos folículos (folículos atrésicos).

     Normalmente nestes casos o casal usará a regra dos primeiros dias sempre que não tiver certeza do ápice, sedo assim é totalmente possível fazer uso dos Métodos Naturais mesmo nestas condições de fertilidade, tanto pra espaçar a gravidez como pra aumentar a possibilidade de consegui-la.

    Na grande parte dos casos de SOP são receitados anticoncepcionais para tratamento, mas eles são apenas um paliativo e não são necessários, pois não tratam a causa do problema, mas apenas amenizam sintomas ao mesmo tempo em que desencadeiam inúmeros efeitos colaterais. Existem outras medicações para tratamento e em alguns casos necessitam apenas de mudanças de hábitos que combateram o problema, mas qualquer tratamento deve estar associado à essa mudança no estilo de vida da mulher portadora do SOP, alimentação saudável com a retirada de açúcares e carboidratos; atividades físicas frequente, seja aeróbica, natação ou caminhada diária de 1h, combatem a resistência insulínica (RI), o aumento de peso e problemas com a fertilidade regulando a ovulação.

Então vamos ao que é importante:

•    A disfunção ovulatória é o mais relevante;

•    O aspecto policístico não é o mais importante para o diagnostico da síndrome;

•    Mulheres com ciclos aparentemente regulares podem ter o diagnóstico de SOP;

•    A resistência insulínica (RI) está presente em quase totalidade da mulheres com SOP.

•    Reeducação alimentar e atividade física aeróbica.

bottom of page